Nos últimos 50 anos da medicina, a anestesiologia tem sido líder na realização de pesquisas sobre segurança do paciente e na implementação de padrões de atendimento e melhorias sistemáticas nos processos de monitorização do paciente. Estes esforços reduziram drasticamente os danos aos pacientes associados. No entanto, erros, equívocos e falhas continuam a afetar a anestesiologia. Mortes e danos cerebrais ainda ocorrem por diversos motivos, mesmo quando tecnologias modernas de monitoramento estão em vigor.
Ainda existem diferenças consideráveis na adesão às práticas de segurança do paciente entre países e diferentes perfis organizacionais, e estas diferenças estão frequentemente relacionadas com fatores como disponibilidade, apoio e utilização de recursos de cuidados de saúde, pessoal capacitado, padrões de cuidados, culturas de segurança e trabalho em equipe.
Muitos aspectos na anestesiologia influenciam na vulnerabilidade da área: os padrões mais básicos não são seguidos de maneira uniforme; a fadiga dos médicos ainda segue afetando o desempenho adequado; erros de medicação continuam a ser ocorrências comuns; e mesmo os equipamentos mais modernos continuam afetados por erros humanos. É importante reconhecer que os vários avanços de segurança feitos na anestesiologia são um modelo importante para os demais cuidados de saúde, mas continuam a ser um trabalho em progresso, que ainda pode atingir novos patamares de excelência e qualidade.
No Brasil, muitos serviços de anestesiologia, infelizmente, ainda não tiveram contato com as melhores práticas, ou não tiveram a adesão necessária às mesmas. Sabendo disso, o Grupo IBES e a Saesp se uniram para criar a Certificação de Serviços de Anestesiologia, e estabelecer quais são as melhores práticas a serem preconizadas por tais serviços, traduzindo-as em Padrões e Requisitos do Manual de Certificação.
Com esta certificação sua instituição garante a sustentabilidade organizacional frente aos competidores, através da avaliação imparcial de uma Instituição Acreditadora, também conquista um diferencial de mercado, demonstrando publicamente que o seu serviço de anestesiologia atingiu padrões internacionais de qualidade, além de ter a oportunidade de conquistar a confiança do paciente e familiares em relação à segurança da anestesia.
O Manual de Certificação de Serviços Anestesiologia foi estruturado pelo Grupo IBES em parceria com os melhores anestesiologistas e especialistas em qualidade do país, apresentando os melhores padrões internacionais de qualidade.
O Manual serve como um guia direcionador não apenas para a Certificação e a demonstração de que o serviço cumpre as melhores práticas nacionais e internacionais, bem como legislações aplicáveis, mas também funciona como um direcionador para aqueles serviços que buscam as orientações necessárias para a melhoria de seus processos, servindo como uma ferramenta de apoio à gestão.
Avaliação Diagnóstica: Avaliação de estruturas, documentos, sistemas de gestão e processos relacionados ao fluxo de atendimento pré, intra e pós-anestésico, realizada por avaliadores do Grupo IBES, sem fins de certificação. Um Relatório de Diagnóstico é emitido, para que o serviço de anestesiologia possa se preparar para atingir a conformidade aos Requisitos do Manual.
Avaliação de Certificação: Avaliação de estruturas, documentos, sistemas de gestão e processos relacionados ao fluxo de atendimento anestésico, realizada por avaliadores do Grupo IBES no Serviço de Anestesiologia, com fins de Certificação. Através da avaliação da conformidade dos Requisitos, é recomendada a Certificação, Certificação em Excelência ou não Certificação do Serviço.
Avaliação de Manutenção: Ocorre um (1) ano após a certificação. Serão avaliadas evidências de sustentação do processo de Certificação, bem como de melhorias implementadas frente aos apontamentos do Relatório de Certificação, por avaliadores do Grupo IBES junto ao Serviço de Anestesiologia. A instituição receberá um relatório com os apontamentos a serem trabalhados para o próximo ciclo de (Re)Certificação.
Para incentivar as Organizações a implementarem esta jornada de melhoria, a Certificação pode ser recomendada em 2 Níveis (de acordo com o percentual de conformidade aos Requisitos do Manual):
Conformidade de 70% dos Requisitos do Manual
Conformidade de 90% dos
Requisitos do Manual
Única certificação com Padrões e Requisitos 100% voltados para Serviços
de Anestesiologia
Padrões claros e customizados para anestesiologia
Um guia para aumento da eficiência operacional e financeira do seu serviço
Visibilidade para redes
e serviços de saúde acreditados
Alinhamento com o nível de qualidade exigido pelos hospitais mais exigentes
Atração de anestesistas
comprometidos com resultado
Preparação básica para quem almeja valorizar o seu serviço
Somos a maior Acreditadora em Saúde da América Latina, sendo referência também em Soluções, Ensino e Capacitação. Através da credibilidade, inovação e conhecimento técnico agregado, somos especialistas em Gerar Valor e prover resultados efetivos para profissionais e organizações.
IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. Todos os Direitos Reservados. © Copyright 2025
Avenida Queiroz Filho, 1700, Salas 312, 313 e 314, Torre D - Vila Hamburguesa, São Paulo - SP, 05319-000