A Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram e estiverem conformes com as melhores práticas da qualidade, de acordo com os Padrões e Requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação, descrita no manual ONA.
O processo de Acreditação é voluntário (ou seja, a Instituição de Saúde busca a Acreditação por iniciativa própria), e tem um grande foco na melhoria contínua, fortalecendo a Organização e proporcionando confiança aos pacientes, além da melhoria da performance dos colaboradores. No final do processo, a Instituição pode receber um dos três selos de qualidade da ONA (Acreditado, Acreditado Pleno ou Acreditado com Excelência).
Investir em acreditação não é apenas cumprir requisitos, é assumir um compromisso com a qualidade, a segurança e o bem-estar. É, também, um diferencial competitivo que coloca sua instituição em um patamar de excelência, atendendo com mais eficiência e melhorando os resultados de forma sustentável.
As Instituições homologadas pela ONA para certificar as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde chamam-se IACs (Instituições Acreditadoras). E o Grupo IBES é uma das IACs que mais tem se destacado no mercado, principalmente pela sua filosofia de gerar valor aos seus clientes. Para isso, disponibilizamos apoio técnico altamente especializado desde o Diagnóstico Organizacional, além de possuirmos cursos de capacitação que são referência no mercado.
As IACs utilizam como diretrizes as Normas Orientadoras (NOs) e as Normas de Acreditação (NAs) da ONA, incluindo o Manual de Acreditação Versão 2022, e por serem homologadas pela ONA são competentes para testar e certificar terceiros, prezando pelo comportamento ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços.
O Grupo IBES é a MAIOR* Instituição Acreditadora em Saúde da América Latina, mais de 900 Organizações de Saúde em todo o Brasil já nos escolheram para realizar seu processo de Acreditação, e, além disso, em 2022, 40% do total de visitas pela Metodologia ONA foram realizadas pelo IBES.
*Fonte: relatórios anuais da ONA (amostra de aproximadamente 90% do mercado de Acreditação)
Melhoria: segurança e resultados assistenciais.
Diminuição de retrabalho e redução de custos.
Integração entre os setores e processos.
Padronização e controle dos processos e compromisso com resultados (franquias).
Visibilidade no mercado e diferencial competitivo frente aos concorrentes.
Identificação de riscos e oportunidades.
Operadoras: divulgação para usuários (+ de 100 mil beneficiários).
Credibilidade: cliente, médico e paciente.
Credenciamento (Programa de Qualificação das Operadoras – ANS).
Tendência da redução da base da rede credenciada, priorizando acreditados.
Pagamento diferenciado – negociação de tabelas 105 a 115% IPCA (Fator Qualidade ANS).
Acesso facilitado a financiamento junto a bancos privados e públicos.
A Acreditação é um processo cíclico, ou seja, não termina, e este processo assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis.
A Acreditação ONA conta com as seguintes etapas:
Elegibilidade: A Organização verifica se cumpre os requisitos mínimos de documentação exigido pela ONA.
Diagnóstico Organizacional: Atividade facultativa para a Organização ou Serviço de Saúde, que tem como finalidade identificar as fragilidades existentes frente aos padrões do Manual ONA, independente do processo de certificação. O tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.
Autoavaliação: Etapa obrigatória antes das etapas de Certificação, Recertificação e Upgrade.
Certificação: A Organização ou Serviço de Saúde manifesta o seu interesse pela Avaliação de Certificação diretamente ao Grupo IBES, e um time de avaliadores realizará a Avaliação. Ao final desta etapa, a Organização pode receber um dos três selos de níveis da ONA: Acreditado, Acreditado Pleno ou Acreditado com Excelência
Manutenção: Na vigência da validade do certificado, a Organização certificada está subordinada a dois mecanismos de controle para a verificação da manutenção do desempenho obtido na certificação:
• Visitas de manutenção ordinárias e obrigatórias.
• Visitas de manutenção extraordinárias.
Recertificação ou Upgrade: Dentro do prazo previsto na Norma Orientadora da ONA, pode ser solicitada a visita para a Organização se Recertificar, ou conquistar um nível superior de Acreditação.
A metodologia de certificação do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA determina três diferentes níveis de Acreditação, o que permite o desenvolvimento e melhoria contínua na gestão e nos processos das Organizações de Saúde. Em todos os níveis são realizadas visitas de manutenção durante a vigência do período de Acreditação.
Nível 1 - Acreditado
• É necessário cumprir ou superar ao menos 80% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core.
• São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais essenciais.
• Certificado válido por dois anos.
Nível 2 - Acreditado Pleno
• É necessário cumprir ou superar ao menos 85% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core do Nível 1 e do Nível 2.
• Certificado válido por dois anos.
Nível 3 - Acreditado com Excelência
• É necessário cumprir ou superar ao menos 85% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core do Nível 1 e do Nível 2.
• É necessário cumprir ou superar ao menos 80% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core do Nível 3.
• Certificado válido por três anos.
Selo de Qualificação
• Destinado a serviços de apoio a Organizações de Saúde, como Dietoterapia, Higienização, Lavanderias, Engenharia Clínica, Nutrição de Produção e Clínica, CME - Central de Material e Esterilização, além de Manipulação e Atenção Farmacêutica.
• A certificação é concedida à instituição que atender aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.
• Certificado válido por dois anos.
Hospital Santa Rosália | MG
Acreditado com Excelência
Hospital Unimed Primavera | PI
Acreditado
Mais depoimentos:
"Mais uma vez o processo de avaliação trouxe ensinamentos, um espaço de trocas, onde todos nós somos beneficiados, instituição, colaboradores, lideranças, avaliadores e principalmente os pacientes”.
Alexandre Siegmann - Diretor da Unidade de Qualidade e Gestão do InCor - HCFMUSP
"Ficamos extremamente satisfeitos com a metodologia de avaliação realizada pelo IBES, os avaliadores os deixaram seguros e a vontade para apresentar não só os nossos pontos fortes como também os nossos pontos a melhorar, nos dando várias orientações pertinentes que nos deixaram motivados as quais uma vez executadas, agregarão muito valor ao nosso paciente."
Deusilene Pontes, Gerente de Qualidade do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna
"Ser acreditado, nos possibilita trabalhar de forma mais organizada, com os indicadores que nos permitem uma interpretação mais fidedigna dos resultados, possibilitando tomadas de decisões mais direcionadas e busca de melhorias contínuas na assistência ao cliente. Além de proporcionar uma Segurança muito maior ao paciente."
Rafaela Carvalho P. Garcia, Coordenadora da Qualidade da Imperial Home Care
"O processo de Acreditação é uma decisão espontânea da Instituição que almeja a excelência... e contar com profissionais de referência é um pré-requisito para alcançar tal objetivo. Grata por toda a contribuição dos avaliadores do IBES na visita de diagnóstico à nossa empresa."
Dra. Khenia, Diretora Clínica da Imunomed - Clínica de Infusão e Especialidades
Quanto tempo demora o processo?
Não há um prazo definido. O tempo é a instituição quem define. É preciso estar atento, no entanto, à mudança da versão do manual que ocorre a cada 4 anos. Na experiência do IBES, as organizações que fazem o processo conosco levam de 6 a 12 meses obter a Acreditação.
Posso fazer a Certificação sem fazer o Diagnóstico Organizacional?
Pode sim. Ainda que a avaliação diagnóstica seja altamente recomendável, pelo caráter educativo e de sensibilização dos profissionais, a Organização pode realizar a Avaliação de Certificação, sem ter feito o Diagnóstico. O risco que se assume por não ter realizado um diagnóstico correto, podendo ter clareza sobre as adequações necessárias, é que se a Organização falhar na avaliação de certificação, terá que permanecer 1 ano sem poder ser elegível à nova avaliação.
O processo é presencial ou remoto?
Para algumas etapas do ciclo de avaliação, como a Certificação, o processo é presencial. As avaliações Diagnósticas e de Manutenção pode ser realizadas na modalidade remota.
Um certificado vale para todas as unidades?
O escopo da Acreditação pode contemplar as filiais ou não. Depende da abrangência que a Organização de saúde deseja adotar ao projeto.
Somos a maior Acreditadora em Saúde da América Latina, sendo referência também em Soluções, Ensino e Capacitação. Através da credibilidade, inovação e conhecimento técnico agregado, somos especialistas em Gerar Valor e prover resultados efetivos para profissionais e organizações.
IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. Todos os Direitos Reservados. © Copyright 2025
Avenida Queiroz Filho, 1700, Salas 312, 313 e 314, Torre D - Vila Hamburguesa, São Paulo - SP, 05319-000